sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Cafézinho...


Um conselho que dou sempre para minhas filhas é para nunca recusarem um cafézinho amigável. Sempre por tráz deste gesto vem um bom papo, uma gostosa amizade, negócios e uma infinidade de coisas que podemos começar com um "simples" cafezinho.

Só o aroma do café já é suficiente para nos estimular. Alem de pesquisas mostrarem que 3 xícaras de café ao dia não faz mal nenhum à saúde, alem de reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres!!! Era o que eu precisava saber, agora posso tomar minhas xícaras de café sem medo ou remorso.

Para complementar esse começo de bate-papo de hoje,li na maravilhosa intenet esse texto "piada" leiam porque vale a pena:


A IMPORTÂNCIA DO CAFEZINHO Dois leões fugiram do Jardim Zoológico. Um se chamava BENSON e o outro HENDSON.


Na hora da fuga, cada um tomou um rumo diferente, para despistar os perseguidores. Um dos leões foi para as matas e o outro foi para o centro da cidade. Procuraram os leões por todo o lado, mas ninguém os encontrou. Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas. Voltou magro, faminto, alquebrado. Foi preciso pedir a um deputado que arranjasse uma vaga no Jardim Zoológico. Assim, o leão foi reconduzido a sua jaula. Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado. E voltou ao Jardim Zoológico gordo, sadio, vendendo saúde. Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega: Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com saúde? Eu, que fugi para para a mata, tive que voltar, porque quase não encontrava o que comer ... !!! O outro leão então explicou:Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública. Cada dia comia um funcionário e ninguém dava por falta dele.E por que voltaste então para cá? Tinham acabado os funcionários? Nada disso. Funcionário público é coisa que nunca se acaba. É que eu cometi um erro gravíssimo. Tinha comido o diretor geral, dois superintendentes, cinco adjuntos, três coordenadores, dez assessores, doze chefes de seção, quinze chefes de divisão, várias secretárias, dezenas de funcionários e ninguém deu por falta deles! Mas, no dia em que eu comi o cara que servia o cafezinho...Estraguei tudo!!! Me pegaram na hora ...

Boa semana à todos!


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Por que acabar com a barriga!


O abdômen avantajado se tornou o símbolo do que muitos cientistas e profissionais de saúde acreditam ser um dos males mais proeminentes do século 21: a síndrome metabólica, uma conjugação de problemas que, além da dura barriga de chope, engloba o colesterol alto, a hipertensão e o diabete. A gordura que estufa o ventre e se esconde entre órgãos como fígado e intestino é capaz de fazer naufragar o organismo. Chamada de visceral, é como se ela se depositasse no lugar errado.
Essa gordura está relacionada a uma série de doenças, como:
1. ELA CAUSA
DIABETE Diferentemente de muita gente barriguda até os magros podem ser barrigudos, lembre-se disso , as células que estocam gordura na região abdominal não costumam ser sedentárias. São mais ativas do que se imagina. Nessa região, elas vivem fabricando substâncias que destrambelham algumas funções do organismo. Além disso, sua gordura tem a capacidade de migrar e fixar moradia em locais como o fígado. Ali, está por trás de alterações que deixam essa glândula confusa, deflagrando uma produção excessiva de glicose. Para suprir a necessidade de insulina, o hormônio que bota todo esse açúcar para dentro das células, entra em cena o pâncreas, que enlouquece na tentativa de atender à enorme demanda. Mas essa gordura estocada no ventre também promove a liberação de muitos ácidos graxos livres, explica o endocrinologista Marcos Tambascia, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. E eles, por sua vez, impedem a ação correta da insulina, completa. Daí, como a substância não consegue cumprir sua missão, sobra açúcar e abrem-se as portas ao diabete tipo 2.

2. FAVORECE A HIPERTENSÃO O corpo que exibe uma barriga saliente fica refém de um verdadeiro efeito dominó. Para dar cabo de tanta glicose correndo pelas veias conseqüência número 1 da cintura larga , o organismo intensifica cada vez mais a produção de insulina, até não dar mais conta do recado. A elevação dos níveis desse hormônio acarreta um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que ordena uma maior contração dos vasos sangüíneos, explica Maria Teresa. Sem contar que os rins passam a reabsorver mais sódio. O resultado desse combinado: a pressão vai às alturas.

3. AUMENTA O RISCO DE INFARTO E DERRAME As células gordurosas localizadas na barriga produzem substâncias inflamatórias relacionadas a doenças cardiovasculares, afirma o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Nas pessoas com cintura farta, há geralmente gordura em demasia na circulação. Nesse cenário, predominam moléculas de LDL, o colesterol ruim. Elas podem se alojar na parede de um vaso, disparando um processo inflamatório. Em meio a essa reação, forma-se uma placa que fechará a assagem do sangue e essa é a origem dos infartos e derrames.

4. INFLUENCIA O ALZHEIMER A constatação é recente e, por isso, ainda não se sabe ao certo o mecanismo que conecta a gordura visceral à maior prevalência da doença que apaga a memória. Um estudo do Centro de Pesquisa Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, sugere que indivíduos com barriga e outro fator envolvido na síndrome metabólica correm um risco três vezes maior de desenvolver Alzheimer. O vilão pode ser um mal que é pura conseqüência do excesso de banha no abdômen, o diabete. O aumento dos níveis de glicose danifica os neurônios, justifica o neurologista Cícero Galli Coimbra, da Unifesp.

5. PREJUDICA O FÍGADO A gordura que está debaixo da parede abdominal pode passear entre os órgãos e, num belo dia, fixar residência no fígado. Ela consegue se depositar dentro das células dessa glândula, os hepatócitos, conta a médica Edna Strauss, da Universidade de São Paulo. Quando mais de 10% delas estão obesas, por assim dizer, instala-se a esteatose hepática, caracterizada por inflamações que, com o tempo, provocam a morte dos tais hepatócitos e podem até mesmo levar o fígado à falência.

6. CONTRIBUI PARA A DISFUNÇÃO ERÉTIL A notícia é de assustar qualquer homem, sobretudo os que têm mais de 40 anos e cultivam uma barriga saltada. A gordura visceral, associada a altos níveis de colesterol e triglicérides, patrocina a perda da ereção e do apetite sexual. Quem tem síndrome metabólica está mais sujeito às baixas de testosterona, alerta o médico Carlos Da Ros, da Sociedade Brasileira de Urologia. Não à toa. É que, nesse pessoal, os testículos passam a produzir uma menor quantidade do hormônio masculino, que é essencial à ereção.Antes de afetar o desempenho do homem durante a relação sexual, a queda dos níveis de testosterona rouba a sua própria libido. A síntese do hormônio tende a cair com a idade, mas nunca cessa por completo. Dosagens mínimas, porém, achatadas pela gordura da barriga, podem esfriar o apetite sexual.
7. ESTÁ LIGADA À DEPRESSÃO E isso vai além da insatisfação com o próprio corpo. As alterações na
pressão e nas taxas de açúcar que acompanham os barrigudos favorecem quadros depressivos. A bagunça armada no corpo e mesmo certas medidas para controlá-la interferem na atividade cerebral. Quando se mexem nos níveis de colesterol, pode-se prejudicar a síntese de neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar, exemplifica Alexandrina Meleiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Ou seja, tudo colabora para a tristeza sem fim.
8.PROVOCA DORES NAS COSTAS Aquela gordura extra acima da cintura modifica o centro de gravidade corporal, obrigando a coluna a se contorcer para não perder o equilíbrio. Assim, surgem as dores constantes, inclusive musculares. Sem contar que a pança pesa e todo quilo a mais, não importa onde esteja, sobrecarrega as costas. Isso pode ser um fator de risco para a hérnia de disco, diz o ortopedista Arnaldo José Hernandez, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, em São Paulo
9.DETONA OS JOELHOS A postura que o barrigudo quase que fatalmente adota para compensar o peso concentrado na barriga acaba com essas juntas. A pélvis, localizada na cintura, vive mal encaixada. Isso faz com que o joelho se desgaste ao trabalhar em dobro, descreve Arnaldo José Hernandez. Daí a predisposição para fraturas por estresse, que ocorrem quando realizamos movimentos errados com freqüência. De quebra, esse tipo de sobrecarga pode gerar uma inflamação nas articulações, a artrite, e desestabilizar uma peça fundamental para o joelho se mexer, o tendão que liga a patela, o seu osso, à tíbia, o osso da canela.

retirado da revista Saúde- agosto/2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dia do Combate ao colesterol!


Dia 8 de agosto é o dia nacional de combate ao colesterol.

Tenho certeza que todos sabem o que é , onde é encontrado e como é combatido.

Vai me enganar que não sabe???Hoje em dia somos informados a todo instante sobre saúde e qualidade de vida e sabemos o que nos faz mal.

Vai do livre arbítrio de cada um comer errado, não praticar atividades físicas e fumar.


Portanto é questão de consciência mesmo!

Você quer escolher seu futuro ou não?

Eu quero surfar...


Beijinhos

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Chá Verde


Esse chá é amargo, mas todo mundo só fala dele, inclusive minha mãe,sábia mulher e tudo o que ela fala mais cedo ou mais tarde está ai, Provado e comprovado! Ele é feito com as folhas da Camellia sinensis - a mesma erva que dá origem ao chá preto - o chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Além disso, quando utilizado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecção na garganta.O poder do chá verde está em sua composição. "Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador".
Então vamos tomá-lo.É recomendado tomar pequenas,como aquele copinho de café (50ml), 5 à 6 vezes ao dia.
Até mais...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Simples, mas podemos melhorar!




Uma vez, uma amiguinha minha, me disse que todo mundo é gênio em alguma coisa. Uns gênio para escrever, criar roupas, desenhar, construir, e por ai vai, milhares e milhões de gênios que devem existir por ai...A minha turma (minha família) diz que devo ser gênio de sanduiche, é claro que levei isso como um elogio. É claro que devo ser mais algum gênio que ainda não aflorou...Mas enquanto isso me dedico aos sanduiches.
Aquele simples sanduba pode virar uma iguaria desde que feito com capricho e esmero.
Dois pedaços de pão, 2 fatias de queijo, 2 de peito de peru, passadelas de requeijão e pulverizada de manjericão (isso nunca,mas nunca deve faltar para um gênio de sanduiche, e à propósito é um segredo culinário!!!).Esse sandubinha se

diferencia dos


demais pelas folhas de alface delicadamente

cortadas na espessura de um dedinho,
as rodelas de tomates quase que tranparentes, e a delicadeza ao pousar as fatias de frios.
Porções generosas de carinho

para com quem irá comê-lo e pronto!




É isso, tenho certeza se você comer do

meu sanduiche, que sempre é feito dessa maneira, você irá achá-lo muuuuuuuuuuuito mais gostoso que os outros.
Beijo

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Começando...

Quando entro no Google e teclo "comida" ou "saúde", aparece milhares de opções de alimentos, receitas, estilos de vida saudável, dietas revolucionárias, alimentos para isso, para aquilo, enfim tudo o que eu ou você quisermos fazer para melhorar nossas vidas com um simples click nós podemos fazê-lo. Incrível,não é mesmo?!
Agora com essa montanha de informações da internet nós temos que ter bom-senso para distinguir o que é bom do que não é.
Estamos carecas de saber o que é bom, é claro que sempre tem aquela pessoa que teima em fazer "aquela" dieta, ou em comer tal e tal ingredientes "revolucionário , ledo engano.
Chegou a hora de fazermos o que é mais natural nas nossas vidas, comer de tudo um pouco, com moderação, evitar o máximo, senão eliminar alimentos industrializados. Verduras, legumes e frutas de todos os tons e sabores. Cores à vontade!
Retornarmos à nossas casas, às nossas cozinhas e fazermos nossas comidas.É tão simples, muito mais do que imaginamos.
Mãos à obra!