sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sorteio do Primeiro ano do Blog Qualidade de Vida

Nossa 1 ano de blog!
Vou aproveitar e contar para vocês como começou a minha estorinha de blog...
Tenho para tráz uma estrada de emagrecimento com sucesso. Digo com sucesso, pois emagreci 33 quilos e venho mantendo meu peso à 10 anos, UFA! Com essa meta de emagrecer, e, depois para manter-me ex-gorda, pois como dizia uma amiga: "__Você nunca será magra, e sim uma ex-gorda, que ao menor deslize engordará tudo de novo!"Então mudei totalmente meus hábitos alimentares, deixando-os muito saudáveis, virei uma adepta de exercícios físicos diários e parece que até minha linha de pensamento ficou mais saudável! As comidinhas que eu fazia em casa eram para minha manutenção de peso e meu marido tem colesterol, então os dois deveriam ter uma alimentação BOA!
Sempre eu inventava um prato e tal e coisa, e o Dantas falava para os pacientes me ligarem, ou pedia que eu escrevesse para que os pacientes pudessem fazer em suas casas. Receitas com baixo nível de gordura e light. Conclusão, quando descobri esse "negócio" de Blog, onde eu poderia postar à vontade, com fotos e ter o "contato" com muitas pessoas, me encantei e mandei brasa.
Faz um ano, e estou estremamente feliz, querendo compartilhar com vocês, que sempre entram, deixam recadinhos, comentários, ou, simplesmente passam por aqui!
Muito obrigada à todos por fazerem parte da minha vida!
Vamos ao sorteio para fechar o primeiro ano:

Preparando
os nomezinhos...








Misturando...






Tirando...



E a sorteada foi:






A Vaida!!!!!!
VIVA!!!!




Parabéns Vaida!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parcerias de saúde


Pesquisadores norte-americanos concluíram, recentemente, que uma ingestão reduzida de carboidratos, quando combinada com um regime que tem um alto conteúdo vegetal, pode ter um efeito significativamente protetor contra o risco para tipo de diabetes em mulheres (Am J Clin Nutr 2008;87:339-46). De acordo com os resultados do estudo, até mesmo níveis altos de gordura animal na dieta, quando combinados com uma ingestão reduzida de carboidrato, parecem não aumentar o risco sda condição.

Os estudiosos examinaram a associação entre regimes com redução de carboidrato e o risco de diabetes em 85 mil mulheres, que participaram do US Nurse's Health Study. Seus dados incluíram anos de seguimento. Eles acrescentaram uma nota de precaução à conclusão, relativa aos riscos associados a substituir grãos inteiros, fibras de cereal, frutas e legumes por gorduras total e saturada, que podem aumentar o risco de diabetes tipo 2.
Artigo retirado da Revista DIABETES (Revista da Sociedade Brasileira de Diabetes), volume 15-número 05- setembro 2008.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Planejamento Alimentar


Tenho uma trajetória contra o sobrepeso ou peso mesmo! Há 14 anos emagreci e me mantenho assim desde então. Essa estória do emagrecimento venho outra hora aqui para contar. Hoje é sobre planejamento alimentar. Nem sei se existe esse termo, mas o que quero dizer é que quem tem "problemas" com o peso deve se organizar. No início do dia eu já esquematizo o que vou comer até o dia terminar, dessa maneira não corro o risco de ser surpreendida por suspresas, como geladeira vazia, ou somente bolachas na despensa. Se bem que nunca as compro!Tento não aceitar pedacinhos de bolo (nem um tequinho), nem uma mordidela no pãozinho da minha filha, enfim, resisto o máximo que posso. Sei que é difícil mas temos que tentar e conseguir.

O beliscar durante a dieta é falta de disciplina alimentar. Quando pensamos e aceitamos fazer uma dieta para reorganizar o nosso peso para melhor temos amadurecimento para saber dizer não e disciplinar nossas refeições.

É comum ver mulheres que ao cozinharem, ficam experimentando de tudo, e assim acabam ingerindo quase que a quantidade necessária para um lanche só em "experimentar".

Tenho então três dicas para o planejamento:
1• Organizar suas refeições, tendo na geladeira, despensa, armarinho, todas as comidas necessárias para sua dieta. Organíze-se, se você trabalha fora, faça suas compras semanais bem pensadas. Se você tem a disponibilidade de comprar diariamente, acorde pela manhã e esquematize suas refeições e faça as compras necessárias.

2• Monitoramento de sua refeições. Pode não parecer, mas comemos muito mais do que imaginamos. Experimente anotar tudo, tudo mesmo que você comer ou "beliscar" durante todo um dia. Não vale roubar. E reveja no dia seguinte o que você comeu. É muito interessante, mas às vezes nem percebemos que colocamos "algo" na boca. ANOTE TUDO !

3• Distinguir Fome de Vontade de comer.
Por hoje é só!
beijo