sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Novidades sobre o café!



Todos sabem da minha grande "admiração" por café! Não passo sem meu pretinho. Nunca reclamei de tomá-lo com adoçante, pouco pó, muito forte, sem adoçar, enfim gosto dele.
Agora quando recebo as última pesquisas científicas falando só coisa boa, é claro que tenho que dividir isso com todos ("todas"principalmente!).
Estudos apontam mais um benefício do café para a saúde da mulher
Estudo recente realizado pelo Ministério de Saúde do Japão concluiu que três xícaras diárias de café diminuem os riscos de câncer de endométrio em até 60%. Para a realização deste estudo, cerca de 54 mil mulheres com idades entre 40 e 69 anos, sem histórico de câncer entre 1990 e 1994, foram acompanhadas por mais de 15 anos. Após este período, 117 apresentaram a doença. As mulheres foram então divididas em dois grupos de acordo com a quantidade ingerida de café. Para surpresa inclusive dos responsáveis pelo estudo, as mulheres que consumiam mais de três xícaras de café por dia apresentaram 60% menos chances de desenvolver a doença que aquelas que tomavam menos de dois cafés por semana. Uma das razões para esta proteção pode estar na formulação do café, que pode reduzir os níveis de insulina, diminuindo o risco de desenvolver câncer do útero.

Benefícios do café
O consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhora a atividade intelectual e se consumido por crianças ou jovens, pode ajudar no aprendizado escolar.Além destes benefícios, o café é rico em minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e, ainda, vitamina B3. Há também em sua composição substâncias anticancerígenas, como os polifenóis antioxidantes e o cafestol, capazes de prevenir os cânceres de cólon e de próstata. Para os atletas, mais benefícios. O consumo diário de café auxilia na produção de endorfinas e encefalinas, melhorando suas performances.

Câncer de endométrio
O endométrio é a mucosa que reveste a cavidade interna do útero, dificultando a prevenção e diagnóstico de neolpasias. No entanto, o diagnóstico precoce é essencial para a cura da paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o câncer do endométrio ocupa, nos países desenvolvidos, o 1º lugar entre as diversas localizações do câncer no aparelho genital feminino. No Brasil, está em 4º lugar entre as localizações genitais.A incidência deste tipo de câncer vem aumentando com a maior expectativa de vida, visto que é uma doença mais incidente na mulher idosa. Outro fator de risco é o aumento significativo do uso prolongado e indiscriminado dos hormônios estrogênicos para o tratamento do climatério e da menopausa.A SBC adverte que, após a menopausa, qualquer perda sangüínea pela via vaginal deve ser investigada para detecção precoce de qualquer lesão pré-maligna ou maligna.

Fonte:www.nutritotal.com.br

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O LADO DOCE DA VIDA


Uma dieta saudável não deve abolir açúcares e adoçantes. Esta foi a conclusão a que chegaram especialistas internacionais em setembro de 2007 durante a conferência "Açúcar e adoçantes: seu papel em nossas vidas", organizada pela Oldways (fundação internacional sem fins lucrativos) em conjunto com a Federação Argentina de Graduados em Nutrição.
A novidade é que o açúcar acabou perdendo seu status de vilão entre os alimentos. "O consumo depende de cada caso. Para uma pessoa saudável, o aconselhável é realizar a redução de açúcares para que sejam consumidos de forma balanceada. Mas, se existe um quadro de doença, a opção pode ser por adoçantes", comenta a nutricionista da Unifesp, Veridiana De Rosso.
A especialista destaca que para uma vida saudável não há a necessidade de extinguir o açúcar refinado da dieta e ainda sugere mesclar com um adoçante. "Os açúcares são carboidratos que conferem sabor doce, além de serem a fonte de energia mais rápida porque são facilmente metabolizados pelo organismo. Já os adoçantes não engordam, então pode-se escolher um tipo de adoçante com tranqülidade", explica.
Nos dias atuais os erros alimentares são tantos, que não são os edulcorantes (adoçantes) que vão fazer a diferença para a perda de peso. O excesso de substâncias químicas no organismo não é recomendado, logo é sempre mais aconcelhável preferir produtos naturais. Mas se for interessante sua utilização, como no caso de pessoas diabéticas, ou controle de ingestão calórica (para controle de peso) o uso de edulcorantes é interessante.
Ingestão limitada de edulcorantes
Para evitar que uma pessoa consuma em exagero edulcorantes, a Anvisa estipulou um padrão chamado IDA (Ingestão Diária Aceitável). Esta medida é estabelecida pelo JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives), que é um comitê científico vinculado à Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas e à Organização Mundial da Saúde. A função deste órgão é realizar a análise da segurança de uso de aditivos para alimentos.A IDA é a estimativa da quantidade máxima que uma substância pode ser ingerida por dia e durante toda a vida de uma pessoa, sem oferecer risco à saúde. Ela é expressa em mg da substância/kg de massa corporal.Segundo a nutricionista da Unifesp, Veridiana De Rosso, é difícil ultrapassar esta cota determinada pela Anvisa. "É quase impossível ultrapassar a IDA porque a pessoa não usa um único tipo de edulcorante", afirma.A pesquisadora do ITAL, Lidiane Bataglia da Silva, ainda conta que é comum misturar mais de um tipo de edulcorante na fabricação de alimentos industrializados. "Muitas vezes eles são mesclados para amenizar o sabor residual, ou seja, aquele gosto amargo de alguns edulcorantes."
...Recapitulando...No meu outro blog algumas pessoas me perguntam qual adoçante usar, se esse é melhor que aquele, qual é para diabéticos, se criança pode ou deve usar, e por aí vai.
O melhor em todos os casos é o bom senso. Pelo que lemos e ouvimos sobre pesquisas recentes, é que, tudo tem um lado positivo e outro negativo, até mesmo em relação ao açucar normal, branquinho, que encontramos em qualquer açucareiro!
Não devemos tomar todos os refrigerantes normais, pois eles poderão nos engordar muito, além de dar cáries dentárias.
Nossos sucos poderão ser consumidos ao natural, ou simplesmente 1 ou 2 gotinhas de adoçante.
O café, dizem os entendidos, que se deve ser apreciado PURO!
O querido bolo de aniversário de nossos filhos, é claro que será feito com muito açucar e afeto!
Frutas queridas, ricas em seu açucar mais puro, FRUTOSE, são sempre bem vindas.
Por favor, devemos banir balas ou chicletes com açucar, quando vejo mães que oferecem confeitos caramelados aos filhos me dá até arrepio, aquilo não é só açucar e sim química e cárie+cárie.A dentista falou mais alto!
O que quero dizer, finalmente, temos que usar de tudo com moderação e bom senso, até que se chegue à um senso comum, que acho que ainda vai demorar muitos anos.
Encontrei um artigo muito interessante na Revista Saúde mês de março de 2008 (número 296). Encomendaram uma pesquisa à um biologo, Murilo Diversi, especialista em vigilância sanitária de alimentos, e ele calculou o limite máximo de latinhas de refrigerante ZERO que uma mulher, pesando 65 quilos, poderia ingerir por dia com segurança.Dá uma olhada:


SPRITE ZERO
2 LATAS AO DIA








GUARANÁ ZERO
3 LATAS AO DIA






KUAT ZERO

7 LATAS AO DIA






COCA-COLA ZERO

9 LATAS AO DIA









PEPSI ZERO

21 LATAS AO DIA



Percebeu como realmente tudo é bom senso?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DESAFIO DO LIVRO!!!!


Num icentivo à leitura algumas amigas maravilhosas designaram outras a nos mostrarem o que veêm/leêm. A Ameixa, passou para a Neyma, que passou para mim...
E lá vou eu mostrar alguns dos meus livrinhos. Tenho certeza que qualquer pessoa "normal" não compraria ou leria esses livros, mas eu assimilei tanto a idéia de comidas saudáveis, prevenção de doenças e mesmo para passar a idéias à diante que adoro essa literatura. Alguns podem dizer que é coisa de maluco, mas pode apostar que tem muito que gostam e aprovam essa idéia.Nesse momento muitas pessoas me conhecem pela culinária light, logo postarei livros assim...
Olha aí meus livros:



esse último saiu tão pequenininho, mas aqui, ao vivo e à cores é o maioral, e tem cada foto deliciosa .
É isso aí... Será que alguém gostou dos meus livros?