segunda-feira, 15 de junho de 2009

-LICOPENO-

Tenho certeza que quem está lendo qualquer coisinha que seja sobre alimentação, alimentos do bem, enfim sobre qualidade de vida, já deve ter encontrado vários artigos falando sobre o tomate, ou mais precisamente sobre o licopeno. Essa semana nos chegou o último exemplar da revista “bio-nutrição e saúde”, uma revista da Nestlé, e que traz ótimos artigos e esse eu faço questão de repassar a vocês. Leiam e aproveitem!
Nos últimos anos, a estabelecida atividade antioxidante desse carotenóide tem estimulado um crescente número de pesquisas que avaliam seu papel na promoção da saúde e na eventual modulação de doenças com etiologias as mais variadas- incluindo exemplos de natureza metabólica, inflamatória, neoplásica e imunológica.
Licopeno - é um pigmento natural da família dos carotenóides (sem atividade pró-vitamina A)que não é produzido ou sintetizado pelo corpo humano.Cerca de 85%do licopeno da dieta provém do tomate maduro.Em menor quantidade, ele está presente em frutas como a melancia, o mamão, a goiaba vermelha e a pitanga.
O aquecimento e processamento do tomate aumentam a biodisponibilidade de licopeno em razão da sua maior liberação da matriz do alimento. Deste modo, o molho e purê de tomates são tidos como melhores fontes do que o tomate cru. Em se tratando de biodisponibilidade, ainda, o tomate encontrou do outro lado do Oceano Atlântico, um poderoso aliado: o azeite de oliva. A ingestão concomitante de ambos faz aumentar substancialmente a atividade antioxidante de licopeno no plasma.


-SISTEMA CARDIOVASCULAR-

Estudos epidemiológicos apontam uma relação inversa entre a concentração de carotenóides circulantes e a incidência de doença cardiovascular.No inicio deste ano, dois trabalhos avaliaram o licopeno sob esta lente.Em estudo de janeiro deste ano, publicado no Journal of Nutrition Biochemestry, pesquisadores italianos constataram que, in vitro, o licopeno foi capaz de se contrapor ao estresse oxidativo induzido por 7-cetocolesterol e à apoptose em macrófagos humanos.Por meio desses mecanismos de ação, os autores questionam um possivel papel para o licopeno como agente antiaterogênico.

-PELE-

Nas plantas, os carotenoides são responsáveis pela pigmentação dos frutos e funcionam como um fator de proteção contra o processo foto-oxidativo. Estudos indicam queessa proteção conta os raios solares também podem ocorrer em humanos.
-METABOLISMO ÓSSEO- Estudos in vitro sugerem que os carotenoides, de maneira geral, podem inibir a reabsorção óssea e estimular a proliferação e a diferenciação de osteoblastos.
-PROCESSOS INFLAMATÓRIOS-

Há poucas semana, pesquisadores do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de campinas publicaram, no British Journal of Nutrition, o resultado de dois estudos experimentais que investigam uma possivel redução de processos inflamatórios pelo licopeno. Seja em modelos de inflamação induzida na pata de ratos por carragenina ou de inflamação hepática, mediada por isquemia/reperfusão, a administração de licopeno mostrou-se efetiva. Esse trabalho reforça o esforço de outros pesquisadores que seguem avaliando um possível uso farmacológico como agente anti-inflamatório.
Se é verdade que não existem ingredientes mágicos capazes de garantir sozinhos, a manutenção da saúde, o tomate possui uma vantagem imbatível. Sua versatilidade à mesa, do mais simples ao mais sofisticado dos pratos, garante sua presença em uma dieta equilibrada nos quatro cantos do mundo.
___________________________________________________________________
Para te ajudar a saber em quais
alimentos a concentração de licopeno
é maior, aqui vai uma tabelinha:
Reparem como no tomate sob forma
de molho é muito maior do que o tomate
in natura, e não se esqueça de um
fio de azeite.