segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal



Está chegando o Natal. Tempo de começarmos a pensar em muitas coisas, como comida, presentes...Vamos um pouco mais, como perdoar pequenas rusgas familiares, grandes diferenças inesplicáveis, raivas embutidas dentro de nós que nos corroem.
Nós, com nossa hipocrisia, esquecemos o sentido no nascimento de Jesus, que é "Amar ao próximo como a ti mesmo". Comemoramos, comemos, bebemos, festejamos, nos presenteamos, e o presente ao maior e ÚNICO aniversariante esquecemos de dar, que é tentar amar ao próximo.
Vamos pensar e tentar...
FELIZ NATAL À TODOS !

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oleaginosas


INCLUA SEMENTES E OLEAGINOSAS À SUA DIETA

Por Taise de Queiroz Bertoldi
Esses alimentos podem proporcionar benefícios à saúde e acrescentar sabor e textura às receitas
Uma alimentação equilibrada e saudável também precisa ser variada. Incorporar na alimentação diária o consumo de sementes e oleaginosas é um hábito importante a ser adotado por conta dos benefícios que pode proporcionar. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do organismo, além de serem ricas fontes de nutrientes necessários à nossa saúde.
As frutas oleaginosas, como as nozes e as amêndoas, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, não contêm colesterol e são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas – substâncias que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a diminuir níveis do LDL (o colesterol ruim).
Apesar de conterem gorduras saudáveis, esses alimentos devem ser ingeridos com moderação, pois são altamente calóricos. Além disso, algumas oleaginosas apresentam também gordura saturada e são acrescidas de sal, o que pede mais precaução. Consumir com frequência, mas em pequena quantidade, é a melhor receita para obter os benefícios e evitar prejuízos. A seguir, veja exemplos de frutas oleaginosas e seus nutrientes:
§ Amêndoa: contém vitaminas B2 e E, cálcio, ferro e zinco, além de ser rica em gorduras monoinsaturadas.
§ Noz: rica em minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco. Possui também antioxidantes e ácidos-graxos ômega-3.
§ Castanha-de-caju: possui ácidos graxos essenciais, carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e gorduras.
As sementes são nutritivas, mas também bastante calóricas e gordurosas. Veja dicas de como incorporá-las em sua alimentação e saiba quais benefícios algumas delas podem proporcionar:
§ Semente de linhaça: quando estiver triturada, pode ser misturada em iogurtes, sucos e vitaminas. É rica em fibras e ômega 3.
§ Semente de gergelim: utilizada em decoração de pães e biscoitos, essa semente também pode servir como tempero. É uma boa fonte de proteína, cálcio, ferro e niacina (composto que, entre outras funções, atua no desenvolvimento e manutenção da pele, intestino e sistema nervoso).
§ Semente de abóbora: pode ser consumida cozida ou crua e misturada em alimentos como um risoto ou em saladas. Possui boa quantidade de proteína e fósforo.
À medida que você for se familiarizando com esses alimentos, será mais fácil encontrar formas de acrescentá-los nas refeições. Com criatividade e disposição, esse será um hábito gostoso, divertido e saudável de aderir. Experimente!
Fonte: Guia Veja de Medicina e Saúde volume 15
Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.
Material produzido e disponibilizado pelo Portal Unimed.
Enviado dia 24 de novembro de 2009 por:
Dra. Isabela M. B. David
Médica Nutróloga (CRM-SC: 6356)
Título de Especialista em Nutrologia
Diretora de Atividade Científica da ABRAN
Coordenadora Científica do Departamento de Informática da ABRAN
Envie seu comentário sobre este artigo e sugestões para:
isabela@abran.org.br