quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TODO MUNDO PODE "DASH"


Este material foi publicado no Food Insight deste mês (dezembro de 2010), propondo que TODO MUNDO PODE DASH (Everyone can DASH), ou seja, todo mundo pode seguir a Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), um dieta para prevenir e tratar a hipertensão arterial.
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco principais para doença cardiovascular e acidentes vasculares cerebrais, as doenças crônicas não-transmissíveis que são as maiores causas de morte no mundo nos dias de hoje. Afeta igualmente homens e mulheres, embora tenha uma prevalência desproporcionalmente mais alta em pessoas de origem africana em relação àqueles da raça branca. Aproximadamente 1/3 dos americanos são portadores de hipertensão arterial. Outro 1/3 são considerados pré-hipertensos. Porque a hipertensão tende a aumentar com a idade, existe um interesse em se manter níveis mais baixos de pressão arterial na população, de maneira geral.
Com a prevalência da hipertensão arterial continuando a crescer, ênfase ainda maior tem sido colocada sobre as estratégias para preveni-la e tratá-la. A Dieta DASH é um planejamento dietético que tem reconhecidamente se mostrado útil para estes fins desde 1997, quando foi proposta por pesquisadores num artigo publicado no New England Journal of Medicine. O DASH Trial (ensaio clínico), como foi conhecido, propunha uma dieta rica em frutas, legumes, laticínios com baixo teor de gordura (portanto, rica em fibras, cálcio, magnésio e potássio) e com baixo teor de gorduras totais e gorduras saturadas, que se mostrou eficiente em reduzir os níveis de pressão arterial de tanto hipertensos como de pessoas com níveis pressóricos dentro da normalidade (normotensos). Os participantes deste trial mantiveram o seu peso e ingestão de sódio constantes (3.000 mg por dia).
 
Associada à exercícios e restrição calórica em pacientes com excesso de peso (sobrepeso e obesidade), a dieta DASH se mostrou eficiente em aumentar a sensibilidade à insulina, assim como melhorar o perfil lipídico e a função neurocognitiva. O efeito da Dieta DASH em reduzir a pressão arterial se mostrou ainda maior quando combinada à redução da ingestão de sódio, particularmente entre americanos de origem africana.
Detalhando o padrão alimentar da dieta DASH, ressaltamos a importância de se manter boa ingestão de:
  • frutas;
  • hortaliças (legumes e verduras);
  • laticínios sem ou com baixo teor de gordura;
  • cereais integrais;
  • carnes magras (como peixes e carne de aves sem pele);
  • sementes oleaginosas (como as nozes e castanhas).
 
O NHLBI - ou National Heart, Lunh and Blood Institute's, entidade americana de referência em doenças do coração, pulmão e sangue - vai além, acrescentando às recomendações da dieta DASH, como parte de um estilo de vida saudável:
  • redução da ingestão de sódio; 
  • controle do peso;
  • aumento da atividade física;
  • consumo limitado de bebidas alcoólicas, carne vermelha, doces, açúcar de adição, bebidas adocicadas, gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol.
Um Guia sobre "como abaixar a sua pressão arterial com a dieta DASH" é encontrado em:
 
                                   http://www.nhlbi.nih.gov/health/public/heart/hbp/dash/

Neste Guia, comenta-se que, embora a dieta DASH proponha a ingestão de 2.300 mg de sódio/dia, a redução para 1.500 mg/dia pode proporcionar benefícios ainda maiores. A ingestão de fibras deve ser em torno de 30 g/dia, de magnésio 500 mg/di, de cálcio 1.250 mg/dia, de potássio 4.700 mg/dia, de colesterol 150 mg/dia, com 55% das calorias totais como carboidratos, 18% de proteínas e 27% de gorduras (sendo 6% de gorduras saturadas)