quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sono e Ganho de Peso


Existem diversos estudos que relacionam a privação do sono ao aumento do risco de se desenvolver obesidade, desta vez, um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition” relacionou a restrição do sono ao aumento ao estimulo de consumo alimentar.

Foram analisados 26 indivíduos saudáveis (14 homens e 12 mulheres), que foram divididos em dois grupos: no primeiro, de restrição ao sono, os voluntários eram submetidos à apenas 4 horas de sono por noite enquanto o segundo grupo, tinha “direito” a 6 horas de sono. Com isso, os estudiosos puderam observar que a atividade neuronal na região relacionada aos hormônios do apetite e da resposta ao estimulo dos alimentos foi maior com a restrição do sono. Também houve maior estímulo nas áreas cerebrais relacionadas à recompensa, ou seja, com a falta de sono, comer passa a ser ainda mais gratificante.
O sono modula a função neuroendócrina e também o metabolismo de glicose: a falta de sono pode estar associada à diminuição da tolerância à glicose e da sensibilidade à insulina e desequilíbrio entre hormônios anorexígenos (que diminuem o apetite) e orexígenos (que estimulam o apetite). Apesar deste estudo ter sido realizado com um pequeno número de pessoas, existem diversas evidencias que apontam para a mesma direção: dormir pouco pode sabotar quem estiver “brigando” com a balança. Um grande número de aponta uma relação significativa entre a privação do sono e o risco de se desenvolver obesidade, portanto quem quer emagrecer ou permanecer magro, além de cuidar da alimentação e praticar atividade física deve se preocupar com a quantidade e a qualidade do sono.

Fonte: Nutritotal

domingo, 14 de abril de 2013

CÁLCIO

A cada dia ouço mais e mais as pessoas falarem que não gostam de leite, que leite é para bezerros, que isso , que aquilo. A questão é: PRECISAMOS DO LEITE COMO FONTE DE CÁLCIO!

O Cálcio é essencial para os ossos e essencial para a vida.
O cálcio é um dos mais importantes elementos do corpo humano: todas as células necessitam de cálcio para funcionarem correctamente.
 No corpo humano o cálcio encontra-se em 3 locais:
  •        no esqueleto, o "armazém" onde se encontra guardado 95% do cálcio nas células
  •  no sangue, onde circula para as células e os orgãos que dele necessitam
  • O nosso corpo não consegue fabricar cálcio, por isso todo ele vem da alimentação (ou de suplementos).
Se faltar cálcio nas células ou no sangue o organismo vai buscá-lo ao armazém: o esqueleto.


O cálcio é um dos responsáveis pela força e resistência dos ossos nas várias etapas da vida:



    na infância e na adolescência: fundamental para o crescimento do esqueleto
   •até aos 25-35 anos: importante para a   obtenção do pico de massa óssea;
   •a partir dos 35 anos: necessário para repor a perda de osso que se começa a verificar:
   •na gravidez e na amamentação as necessidades são maiores: cálcio para a mãe e para o bebê em formação;
  •após a menopausa: com a falta de estrogenos(hormonio)o cálcio é necessario para evitar a perda rápida de osso;
 • depois dos 65 anos: a absorção pelo intestino é pior, logo  é necessário ingerir mais.

O cálcio na alimentação


O leite e os seus derivados (p.ex. queijo, iogurte) são os alimentos mais ricos em cálcio da nossa alimentação.
Outros alimentos que também possuem uma grande quantidade de cálcio são os legumes verdes (p.ex. espinafres, brócoliss) e alguns cereais, frutos secos e peixes (principalmente os que podem ser comidos com espinhas, como a sardinha).
O cálcio dos lacticínios é mais fácilmente absorvido pelo nosso organismo do que o cálcio de outros alimentos, pelo que o leite e derivados devem ser considerados os nossos principais fornecedores de cálcio.
Os vegetais verdes contêm oxalatos, um elemento que torna díficil a absorção do cálcio. O mesmo problema acontece com os cereais, por conterem fitatos. Mas atenção: isso não significa que os deva excluir da sua alimentação.
.....................  

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

2013...


Boa tarde queridos amigos!
Faz um tempinho que não posto nenhuma receita nova, pois atualmente estou me dedicando quase que inteiramente ao meu paizinho que se encontra em tratamento.
Além de oferecer o suporte necessário na detecção precoce e tratamento de tumores endócrinos, a equipe de Endocrinologia Adulto também faz acompanhamento de pacientes em tratamento no Hospital A.C.Camargo que apresentam outras doenças como obesidade, desequilíbrio hormonal e osteoporose. Saiba mais! http://bit.ly/zdZjaoApós uma cirurgia delicada de aproximadamente 10 horas de duração, realizada dia 15 de dezembro(2012), foi removido do meu paizinho um tumor recidivado.Agora, ele e minha mãezinha estão comigo aqui em Marília, aguardando melhoras!
Peço desculpas a todos que me seguem e que esperam novidades. Aqui no hospital sempre estou idealizando novidades, e, assim que puder, colocarei mãos à obra e trarei comidinhas deliciosas, saudáveis e light.
Abraços