quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Alimentos Funcionais


Alimentos Funcionais

Até pouco tempo atrás a expressão "ALIMENTOS FUNCIONAIS", estava restrita ao circulo de iniciados no assunto, especialmente profissionais das a´reas da saúde e nutrição.Aqui vai uma definição de alimentos funcionais:
"Alimento funcional é todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas quando consumidos na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica"
- Portaria n°398 de 30/04/99- Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da saúde do Brasil.Resoluções da ANVS/N°16,17,18 e 19.
Dentre eles (alimentos funcionais) temos: abacate,abacaxi, abóbora,açai, alcachofra, alfarroba, algas marinhas, alho, vinho,aveia, azeite de oliva, berinjela, brócolis...entre outros. Para ser melhor aproveitado, toda semana colocarei um alimento funcional aqui. Começando pelo BRÒCOLIS.
BRÓCOLIS


A aparência de um pequeno buquê de flores verdes não denuncia o verdadeiro complexo vitamínico que se esconde no brócolis.Pode ser comido cru, como saladas, e também cozidos e refogados.Pesquisas realizadas sobre esse alimento revelaram que suas propriedades agem no organismo como anti inflamatório, antibiótico, anti-coagulante e analgésico.Um buquê de tamanho médio, possue mais vitamina C que uma laranja, tanto cálcio como um copo de leite, e apresenta 3 vezes mais fibra do que uma fatia de pão de centeio. Além de ser fonte de vitamina A e ferro.Seu baixo teor calórico om faz um aliados às dietas hipocalóricas, sendo que 100 gramas fornecem 49 kcal.Quer mais?Aqui vai: Além de tudo isso tem propriedades antioxidantes e anticancerígena.Quer comer brócolis???É claro que sim!

Nenhum comentário: