segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Slow Food


Os adeptos ao slow food valorizam o momento das refeições, o resgate das sensações envolvidas no ato de comer e propõem desvendar o que está por trás da produção dos alimentos.
Comer devagar e saborear os alimentos em companhia de pessoas queridas. Essas são algumas das características do slow food, movimento que preza pela conservação do sabor original dos alimentos e que vai contra a alimentação rápida e padronizada das difundidas e consagradas redes de fast food. Resumindo, é o comer melhor.
O que identifica essa prática alimentar são atitudes simples que podem até fazer parte do dia-a-dia de muitas pessoas que não sabem da existência do movimento. O mais importante mesmo é conhecer os princípios do slow food, para incorporá-los nos hábitos diários, visando uma melhor qualidade de vida. Atitudes benéficas a todos.
Muito do que propõe o slow food complementa as recomendações que permeiam uma alimentação saudável, como: consumir alimentos gostosos e nutritivos, estar bem informado sobre a procedência dos produtos, apreciar as formas e cores da comida, deixando-se envolver com as sensações.
Algumas atitudes vão ajudar a beneficiar não apenas quem as pratica, mas também o meio ambiente. Como? Basta utilizar alimentos que foram produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto os produtores, por exemplo.
O ritmo acelerado da vida moderna modificou o modo de viver do homem e a alimentação não ficou de fora disso. Melhorá-la só traz benefícios para o organismo e, mesmo que não se consiga colocar tudo em prática, seu corpo merece que você tente.
Fonte: Revista Vida Simples e Manual de Alimentação Saudável, da Unimed do Brasil

Nenhum comentário: