segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal



Está chegando o Natal. Tempo de começarmos a pensar em muitas coisas, como comida, presentes...Vamos um pouco mais, como perdoar pequenas rusgas familiares, grandes diferenças inesplicáveis, raivas embutidas dentro de nós que nos corroem.
Nós, com nossa hipocrisia, esquecemos o sentido no nascimento de Jesus, que é "Amar ao próximo como a ti mesmo". Comemoramos, comemos, bebemos, festejamos, nos presenteamos, e o presente ao maior e ÚNICO aniversariante esquecemos de dar, que é tentar amar ao próximo.
Vamos pensar e tentar...
FELIZ NATAL À TODOS !

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oleaginosas


INCLUA SEMENTES E OLEAGINOSAS À SUA DIETA

Por Taise de Queiroz Bertoldi
Esses alimentos podem proporcionar benefícios à saúde e acrescentar sabor e textura às receitas
Uma alimentação equilibrada e saudável também precisa ser variada. Incorporar na alimentação diária o consumo de sementes e oleaginosas é um hábito importante a ser adotado por conta dos benefícios que pode proporcionar. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do organismo, além de serem ricas fontes de nutrientes necessários à nossa saúde.
As frutas oleaginosas, como as nozes e as amêndoas, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, não contêm colesterol e são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas – substâncias que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a diminuir níveis do LDL (o colesterol ruim).
Apesar de conterem gorduras saudáveis, esses alimentos devem ser ingeridos com moderação, pois são altamente calóricos. Além disso, algumas oleaginosas apresentam também gordura saturada e são acrescidas de sal, o que pede mais precaução. Consumir com frequência, mas em pequena quantidade, é a melhor receita para obter os benefícios e evitar prejuízos. A seguir, veja exemplos de frutas oleaginosas e seus nutrientes:
§ Amêndoa: contém vitaminas B2 e E, cálcio, ferro e zinco, além de ser rica em gorduras monoinsaturadas.
§ Noz: rica em minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco. Possui também antioxidantes e ácidos-graxos ômega-3.
§ Castanha-de-caju: possui ácidos graxos essenciais, carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e gorduras.
As sementes são nutritivas, mas também bastante calóricas e gordurosas. Veja dicas de como incorporá-las em sua alimentação e saiba quais benefícios algumas delas podem proporcionar:
§ Semente de linhaça: quando estiver triturada, pode ser misturada em iogurtes, sucos e vitaminas. É rica em fibras e ômega 3.
§ Semente de gergelim: utilizada em decoração de pães e biscoitos, essa semente também pode servir como tempero. É uma boa fonte de proteína, cálcio, ferro e niacina (composto que, entre outras funções, atua no desenvolvimento e manutenção da pele, intestino e sistema nervoso).
§ Semente de abóbora: pode ser consumida cozida ou crua e misturada em alimentos como um risoto ou em saladas. Possui boa quantidade de proteína e fósforo.
À medida que você for se familiarizando com esses alimentos, será mais fácil encontrar formas de acrescentá-los nas refeições. Com criatividade e disposição, esse será um hábito gostoso, divertido e saudável de aderir. Experimente!
Fonte: Guia Veja de Medicina e Saúde volume 15
Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.
Material produzido e disponibilizado pelo Portal Unimed.
Enviado dia 24 de novembro de 2009 por:
Dra. Isabela M. B. David
Médica Nutróloga (CRM-SC: 6356)
Título de Especialista em Nutrologia
Diretora de Atividade Científica da ABRAN
Coordenadora Científica do Departamento de Informática da ABRAN
Envie seu comentário sobre este artigo e sugestões para:
isabela@abran.org.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Slow Food


Os adeptos ao slow food valorizam o momento das refeições, o resgate das sensações envolvidas no ato de comer e propõem desvendar o que está por trás da produção dos alimentos.
Comer devagar e saborear os alimentos em companhia de pessoas queridas. Essas são algumas das características do slow food, movimento que preza pela conservação do sabor original dos alimentos e que vai contra a alimentação rápida e padronizada das difundidas e consagradas redes de fast food. Resumindo, é o comer melhor.
O que identifica essa prática alimentar são atitudes simples que podem até fazer parte do dia-a-dia de muitas pessoas que não sabem da existência do movimento. O mais importante mesmo é conhecer os princípios do slow food, para incorporá-los nos hábitos diários, visando uma melhor qualidade de vida. Atitudes benéficas a todos.
Muito do que propõe o slow food complementa as recomendações que permeiam uma alimentação saudável, como: consumir alimentos gostosos e nutritivos, estar bem informado sobre a procedência dos produtos, apreciar as formas e cores da comida, deixando-se envolver com as sensações.
Algumas atitudes vão ajudar a beneficiar não apenas quem as pratica, mas também o meio ambiente. Como? Basta utilizar alimentos que foram produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto os produtores, por exemplo.
O ritmo acelerado da vida moderna modificou o modo de viver do homem e a alimentação não ficou de fora disso. Melhorá-la só traz benefícios para o organismo e, mesmo que não se consiga colocar tudo em prática, seu corpo merece que você tente.
Fonte: Revista Vida Simples e Manual de Alimentação Saudável, da Unimed do Brasil

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Escolhas para o verão


ÁGUA-DE-COCO E CALDO DE CANA
Taise de Queiroz Bertoldi e Designer: Pabla Vieira
Água–de-coco ou caldo de cana? Compare alguns valores nutricionais e escolha
a sua bebida preferida para o verão
Com o verão chegando, algumas bebidas começam a ser consumidas com mais
frequência. É o caso da água–de-coco e do caldo de cana. Ambas combinam com
praia e calor e, geralmente, são vendidas nos mesmos lugares. No entanto, os
sabores e alguns valores nutricionais são bem diferentes.
Na tabela da série Sabor em Números, é possível saber melhor o que cada uma
dessas bebidas pode fazer pela sua saúde. O caldo de cana, por exemplo, possui
mais calorias, podendo não ser a melhor opção para quem quer emagrecer, mas
também possui mais carboidrato, que é uma importante fonte de energia para o
funcionamento do corpo.
Já a água-de-coco apresenta, por exemplo, grande quantidade de potássio, que está
envolvido, junto com o sódio e o cloro, na manutenção do balanço hídrico, além de ser
fundamental à atividade das células nervosas.
Para você conhecer melhor os nutrientes presentes nessas duas bebidas e escolher a
sua preferida para o verão, fique atento à tabela!
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos do Ministério da Saúde e Guia Veja de
Medicina e Saúde – Volume 15.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Conselhos...




OS 20 CONSELHOS DE HARVARD
As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual.

1. Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2. Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4. Mastigar os vegetais por mais tempo. Isso aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo tem.
5. Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7. Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhormistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8. Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademaisé melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizzas.
9. Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana ( aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser matidas separadas de outras escovas.]
10. Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...Leia um livro e memorize parágrafos.
11. Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidades de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12. RIR. Uma boa gargalhada é um "mini-workout", um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o extresse e acorda células naturais de defesa e os antícorpos.
13. Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora e que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14. Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15. Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques do coração.

16. Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimistas, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
17. Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doenças coronárias em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18. Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19. Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entres as refeições reduz o risco de diabetes.
20. E por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

Comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o "ser" sobre o "ter" têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos facilmente tornam-se hábitos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

-LICOPENO-

Tenho certeza que quem está lendo qualquer coisinha que seja sobre alimentação, alimentos do bem, enfim sobre qualidade de vida, já deve ter encontrado vários artigos falando sobre o tomate, ou mais precisamente sobre o licopeno. Essa semana nos chegou o último exemplar da revista “bio-nutrição e saúde”, uma revista da Nestlé, e que traz ótimos artigos e esse eu faço questão de repassar a vocês. Leiam e aproveitem!
Nos últimos anos, a estabelecida atividade antioxidante desse carotenóide tem estimulado um crescente número de pesquisas que avaliam seu papel na promoção da saúde e na eventual modulação de doenças com etiologias as mais variadas- incluindo exemplos de natureza metabólica, inflamatória, neoplásica e imunológica.
Licopeno - é um pigmento natural da família dos carotenóides (sem atividade pró-vitamina A)que não é produzido ou sintetizado pelo corpo humano.Cerca de 85%do licopeno da dieta provém do tomate maduro.Em menor quantidade, ele está presente em frutas como a melancia, o mamão, a goiaba vermelha e a pitanga.
O aquecimento e processamento do tomate aumentam a biodisponibilidade de licopeno em razão da sua maior liberação da matriz do alimento. Deste modo, o molho e purê de tomates são tidos como melhores fontes do que o tomate cru. Em se tratando de biodisponibilidade, ainda, o tomate encontrou do outro lado do Oceano Atlântico, um poderoso aliado: o azeite de oliva. A ingestão concomitante de ambos faz aumentar substancialmente a atividade antioxidante de licopeno no plasma.


-SISTEMA CARDIOVASCULAR-

Estudos epidemiológicos apontam uma relação inversa entre a concentração de carotenóides circulantes e a incidência de doença cardiovascular.No inicio deste ano, dois trabalhos avaliaram o licopeno sob esta lente.Em estudo de janeiro deste ano, publicado no Journal of Nutrition Biochemestry, pesquisadores italianos constataram que, in vitro, o licopeno foi capaz de se contrapor ao estresse oxidativo induzido por 7-cetocolesterol e à apoptose em macrófagos humanos.Por meio desses mecanismos de ação, os autores questionam um possivel papel para o licopeno como agente antiaterogênico.

-PELE-

Nas plantas, os carotenoides são responsáveis pela pigmentação dos frutos e funcionam como um fator de proteção contra o processo foto-oxidativo. Estudos indicam queessa proteção conta os raios solares também podem ocorrer em humanos.
-METABOLISMO ÓSSEO- Estudos in vitro sugerem que os carotenoides, de maneira geral, podem inibir a reabsorção óssea e estimular a proliferação e a diferenciação de osteoblastos.
-PROCESSOS INFLAMATÓRIOS-

Há poucas semana, pesquisadores do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de campinas publicaram, no British Journal of Nutrition, o resultado de dois estudos experimentais que investigam uma possivel redução de processos inflamatórios pelo licopeno. Seja em modelos de inflamação induzida na pata de ratos por carragenina ou de inflamação hepática, mediada por isquemia/reperfusão, a administração de licopeno mostrou-se efetiva. Esse trabalho reforça o esforço de outros pesquisadores que seguem avaliando um possível uso farmacológico como agente anti-inflamatório.
Se é verdade que não existem ingredientes mágicos capazes de garantir sozinhos, a manutenção da saúde, o tomate possui uma vantagem imbatível. Sua versatilidade à mesa, do mais simples ao mais sofisticado dos pratos, garante sua presença em uma dieta equilibrada nos quatro cantos do mundo.
___________________________________________________________________
Para te ajudar a saber em quais
alimentos a concentração de licopeno
é maior, aqui vai uma tabelinha:
Reparem como no tomate sob forma
de molho é muito maior do que o tomate
in natura, e não se esqueça de um
fio de azeite.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Alimentos Funcionais


Alimentos Funcionais

Até pouco tempo atrás a expressão "ALIMENTOS FUNCIONAIS", estava restrita ao circulo de iniciados no assunto, especialmente profissionais das a´reas da saúde e nutrição.Aqui vai uma definição de alimentos funcionais:
"Alimento funcional é todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas quando consumidos na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica"
- Portaria n°398 de 30/04/99- Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da saúde do Brasil.Resoluções da ANVS/N°16,17,18 e 19.
Dentre eles (alimentos funcionais) temos: abacate,abacaxi, abóbora,açai, alcachofra, alfarroba, algas marinhas, alho, vinho,aveia, azeite de oliva, berinjela, brócolis...entre outros. Para ser melhor aproveitado, toda semana colocarei um alimento funcional aqui. Começando pelo BRÒCOLIS.
BRÓCOLIS


A aparência de um pequeno buquê de flores verdes não denuncia o verdadeiro complexo vitamínico que se esconde no brócolis.Pode ser comido cru, como saladas, e também cozidos e refogados.Pesquisas realizadas sobre esse alimento revelaram que suas propriedades agem no organismo como anti inflamatório, antibiótico, anti-coagulante e analgésico.Um buquê de tamanho médio, possue mais vitamina C que uma laranja, tanto cálcio como um copo de leite, e apresenta 3 vezes mais fibra do que uma fatia de pão de centeio. Além de ser fonte de vitamina A e ferro.Seu baixo teor calórico om faz um aliados às dietas hipocalóricas, sendo que 100 gramas fornecem 49 kcal.Quer mais?Aqui vai: Além de tudo isso tem propriedades antioxidantes e anticancerígena.Quer comer brócolis???É claro que sim!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nós sempre estamos buscando a felicidade...