quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Querer bem.


Não sei se acordei meio as avessas hoje, mas estou questionando muitas coisas. Assistindo a um programa de culinária ,na TV, a apresentadora dizia toda hora, "..vamos caprichar..." ...Põe mais queijo, para toda sua família gostar...", "...aproveita o resto do frango e coloca também, afinal de contas quando é para agradar a família...". Para encurtar a conversa, ela estava fazendo uma lazanha com molho de 4 queijos, não bastando ser 1, 2, ou 3, mas eram 4 queijos, ela sugeriu que colocássemos um resto do frango que por ventura tivéssemos na geladeira e no final de tudo, sugeriu que fosse colocado o queijo parmesão ralado ao lado, CASO alguém sentisse a necessidade de um pouquinho mais de queijo.
À tarde em outro programa, a cena quase que se repetiu, dessa vez com um culinarista homem, que também insistia na "valorização" do "agrado" à família. Põe isso, põe aquilo, capricha mais...e assim por diante.Tudo em nome do agrado da família.
Desde quando colocar excessos de gorduras e milhares de calorias vazias é bom para a minha família???
Para a minha não!
Eu tenho plena noção do que eu compro e sirvo para meus familiares comerem.
É certo que bons hábitos alimentares adquirimos desde a infância. Como mãe, temos por obrigação de dar o que comer e orientar no que comer. Assim somos cuidadoras e educadoras dos nossos entes queridos. Sei que falar com adolescente é meio complicado, às vezes não escutam, mas dê o exemplo, faça-se de exemplo. Mais cedo ou mais tarde tenho certeza que imagens de vida surgiram na cabeça desse jovem. E abasteça sua casa de alimentos bons. Ensine-os a lerem os rótulos, para que assim visualizem o que estão ingerindo.
Hoje fui ao supermercado com minha filha e ela ficou super feliz ao constatar que determinada marca de iogurte tinha 4 X mais cálcio do que uma outra. Isso é conciência alimentar.Parece clichê falar, mas a semente já está plantada.
A mãe provedora e cuidadora tem por obrigação colocar dentro de suas casas alimentos de procedência e com qualidade nutricionais para seus filhos e marido.
Desabafei!

Nenhum comentário: