sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Planejamento Alimentar


Tenho uma trajetória contra o sobrepeso ou peso mesmo! Há 14 anos emagreci e me mantenho assim desde então. Essa estória do emagrecimento venho outra hora aqui para contar. Hoje é sobre planejamento alimentar. Nem sei se existe esse termo, mas o que quero dizer é que quem tem "problemas" com o peso deve se organizar. No início do dia eu já esquematizo o que vou comer até o dia terminar, dessa maneira não corro o risco de ser surpreendida por suspresas, como geladeira vazia, ou somente bolachas na despensa. Se bem que nunca as compro!Tento não aceitar pedacinhos de bolo (nem um tequinho), nem uma mordidela no pãozinho da minha filha, enfim, resisto o máximo que posso. Sei que é difícil mas temos que tentar e conseguir.

O beliscar durante a dieta é falta de disciplina alimentar. Quando pensamos e aceitamos fazer uma dieta para reorganizar o nosso peso para melhor temos amadurecimento para saber dizer não e disciplinar nossas refeições.

É comum ver mulheres que ao cozinharem, ficam experimentando de tudo, e assim acabam ingerindo quase que a quantidade necessária para um lanche só em "experimentar".

Tenho então três dicas para o planejamento:
1• Organizar suas refeições, tendo na geladeira, despensa, armarinho, todas as comidas necessárias para sua dieta. Organíze-se, se você trabalha fora, faça suas compras semanais bem pensadas. Se você tem a disponibilidade de comprar diariamente, acorde pela manhã e esquematize suas refeições e faça as compras necessárias.

2• Monitoramento de sua refeições. Pode não parecer, mas comemos muito mais do que imaginamos. Experimente anotar tudo, tudo mesmo que você comer ou "beliscar" durante todo um dia. Não vale roubar. E reveja no dia seguinte o que você comeu. É muito interessante, mas às vezes nem percebemos que colocamos "algo" na boca. ANOTE TUDO !

3• Distinguir Fome de Vontade de comer.
Por hoje é só!
beijo

Nenhum comentário: