segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Paradinha para o Natal!


Sabe quem inventou o Papai Noel? A Coca-Cola. Bem, o Papai Noel já existia antes, mas ele era magro. Só foi engordar mesmo na década de trinta, quando sua imagem foi contratada pela empresa que ainda não tinha inventado a Coca Light.
A figura do velhinho barrigudo e simpático que hoje vemos nos anúncios foi uma criação do artista Haddon Sundblom que, por sinal, era seu próprio modelo. Nariz e bochechas vermelhas deixavam claro que refrigerante não era exatamente a bebida preferida do modelo-artista.
Por 33 anos os dois velhinhos -- criador e criatura -- mandaram bem e acabaram fixando na mente do público um dos mais marcantes símbolos de todos os tempos. Quer saber o segredo da Coca-Cola? O da fórmula eu não posso contar aqui, mas o do Papai Noel eu conto.
Como fez Walt Disney, ressuscitando Branca de Neve e a Bela Adormecida de empoeiradas fábulas de domínio público, a Coca-Cola recontou uma velha história acrescentando requinte, apelo visual e consistência. O novo Papai Noel pasteurizado substituiu velhos Papais Noéis magros, gordos, altos e baixos e com um guarda-roupa que, além do vermelho, incluía o verde, o azul, o violeta, e até casaco de peles. A nova história prevaleceu.
A crescente preocupação da sociedade com a obesidade e a corrida das indústrias de refrigerantes rumo aos sucos, chás e bebidas light acena para uma mudança da história que será contada no futuro. Os meninos de antigamente podiam achar o velho Noel de bom tamanho, mas os do futuro podem não acreditar em alguém que nunca freqüentou uma academia. Além disso, com a consciência ambiental das crianças de agora, quem irá achar legal um cara que explora animais silvestres, gosta de chaminés e instala uma indústria em pleno Pólo Norte?
Fonte: mariopersona.com.br

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Novidades sobre o café!



Todos sabem da minha grande "admiração" por café! Não passo sem meu pretinho. Nunca reclamei de tomá-lo com adoçante, pouco pó, muito forte, sem adoçar, enfim gosto dele.
Agora quando recebo as última pesquisas científicas falando só coisa boa, é claro que tenho que dividir isso com todos ("todas"principalmente!).
Estudos apontam mais um benefício do café para a saúde da mulher
Estudo recente realizado pelo Ministério de Saúde do Japão concluiu que três xícaras diárias de café diminuem os riscos de câncer de endométrio em até 60%. Para a realização deste estudo, cerca de 54 mil mulheres com idades entre 40 e 69 anos, sem histórico de câncer entre 1990 e 1994, foram acompanhadas por mais de 15 anos. Após este período, 117 apresentaram a doença. As mulheres foram então divididas em dois grupos de acordo com a quantidade ingerida de café. Para surpresa inclusive dos responsáveis pelo estudo, as mulheres que consumiam mais de três xícaras de café por dia apresentaram 60% menos chances de desenvolver a doença que aquelas que tomavam menos de dois cafés por semana. Uma das razões para esta proteção pode estar na formulação do café, que pode reduzir os níveis de insulina, diminuindo o risco de desenvolver câncer do útero.

Benefícios do café
O consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhora a atividade intelectual e se consumido por crianças ou jovens, pode ajudar no aprendizado escolar.Além destes benefícios, o café é rico em minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e, ainda, vitamina B3. Há também em sua composição substâncias anticancerígenas, como os polifenóis antioxidantes e o cafestol, capazes de prevenir os cânceres de cólon e de próstata. Para os atletas, mais benefícios. O consumo diário de café auxilia na produção de endorfinas e encefalinas, melhorando suas performances.

Câncer de endométrio
O endométrio é a mucosa que reveste a cavidade interna do útero, dificultando a prevenção e diagnóstico de neolpasias. No entanto, o diagnóstico precoce é essencial para a cura da paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o câncer do endométrio ocupa, nos países desenvolvidos, o 1º lugar entre as diversas localizações do câncer no aparelho genital feminino. No Brasil, está em 4º lugar entre as localizações genitais.A incidência deste tipo de câncer vem aumentando com a maior expectativa de vida, visto que é uma doença mais incidente na mulher idosa. Outro fator de risco é o aumento significativo do uso prolongado e indiscriminado dos hormônios estrogênicos para o tratamento do climatério e da menopausa.A SBC adverte que, após a menopausa, qualquer perda sangüínea pela via vaginal deve ser investigada para detecção precoce de qualquer lesão pré-maligna ou maligna.

Fonte:www.nutritotal.com.br

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O LADO DOCE DA VIDA


Uma dieta saudável não deve abolir açúcares e adoçantes. Esta foi a conclusão a que chegaram especialistas internacionais em setembro de 2007 durante a conferência "Açúcar e adoçantes: seu papel em nossas vidas", organizada pela Oldways (fundação internacional sem fins lucrativos) em conjunto com a Federação Argentina de Graduados em Nutrição.
A novidade é que o açúcar acabou perdendo seu status de vilão entre os alimentos. "O consumo depende de cada caso. Para uma pessoa saudável, o aconselhável é realizar a redução de açúcares para que sejam consumidos de forma balanceada. Mas, se existe um quadro de doença, a opção pode ser por adoçantes", comenta a nutricionista da Unifesp, Veridiana De Rosso.
A especialista destaca que para uma vida saudável não há a necessidade de extinguir o açúcar refinado da dieta e ainda sugere mesclar com um adoçante. "Os açúcares são carboidratos que conferem sabor doce, além de serem a fonte de energia mais rápida porque são facilmente metabolizados pelo organismo. Já os adoçantes não engordam, então pode-se escolher um tipo de adoçante com tranqülidade", explica.
Nos dias atuais os erros alimentares são tantos, que não são os edulcorantes (adoçantes) que vão fazer a diferença para a perda de peso. O excesso de substâncias químicas no organismo não é recomendado, logo é sempre mais aconcelhável preferir produtos naturais. Mas se for interessante sua utilização, como no caso de pessoas diabéticas, ou controle de ingestão calórica (para controle de peso) o uso de edulcorantes é interessante.
Ingestão limitada de edulcorantes
Para evitar que uma pessoa consuma em exagero edulcorantes, a Anvisa estipulou um padrão chamado IDA (Ingestão Diária Aceitável). Esta medida é estabelecida pelo JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives), que é um comitê científico vinculado à Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas e à Organização Mundial da Saúde. A função deste órgão é realizar a análise da segurança de uso de aditivos para alimentos.A IDA é a estimativa da quantidade máxima que uma substância pode ser ingerida por dia e durante toda a vida de uma pessoa, sem oferecer risco à saúde. Ela é expressa em mg da substância/kg de massa corporal.Segundo a nutricionista da Unifesp, Veridiana De Rosso, é difícil ultrapassar esta cota determinada pela Anvisa. "É quase impossível ultrapassar a IDA porque a pessoa não usa um único tipo de edulcorante", afirma.A pesquisadora do ITAL, Lidiane Bataglia da Silva, ainda conta que é comum misturar mais de um tipo de edulcorante na fabricação de alimentos industrializados. "Muitas vezes eles são mesclados para amenizar o sabor residual, ou seja, aquele gosto amargo de alguns edulcorantes."
...Recapitulando...No meu outro blog algumas pessoas me perguntam qual adoçante usar, se esse é melhor que aquele, qual é para diabéticos, se criança pode ou deve usar, e por aí vai.
O melhor em todos os casos é o bom senso. Pelo que lemos e ouvimos sobre pesquisas recentes, é que, tudo tem um lado positivo e outro negativo, até mesmo em relação ao açucar normal, branquinho, que encontramos em qualquer açucareiro!
Não devemos tomar todos os refrigerantes normais, pois eles poderão nos engordar muito, além de dar cáries dentárias.
Nossos sucos poderão ser consumidos ao natural, ou simplesmente 1 ou 2 gotinhas de adoçante.
O café, dizem os entendidos, que se deve ser apreciado PURO!
O querido bolo de aniversário de nossos filhos, é claro que será feito com muito açucar e afeto!
Frutas queridas, ricas em seu açucar mais puro, FRUTOSE, são sempre bem vindas.
Por favor, devemos banir balas ou chicletes com açucar, quando vejo mães que oferecem confeitos caramelados aos filhos me dá até arrepio, aquilo não é só açucar e sim química e cárie+cárie.A dentista falou mais alto!
O que quero dizer, finalmente, temos que usar de tudo com moderação e bom senso, até que se chegue à um senso comum, que acho que ainda vai demorar muitos anos.
Encontrei um artigo muito interessante na Revista Saúde mês de março de 2008 (número 296). Encomendaram uma pesquisa à um biologo, Murilo Diversi, especialista em vigilância sanitária de alimentos, e ele calculou o limite máximo de latinhas de refrigerante ZERO que uma mulher, pesando 65 quilos, poderia ingerir por dia com segurança.Dá uma olhada:


SPRITE ZERO
2 LATAS AO DIA








GUARANÁ ZERO
3 LATAS AO DIA






KUAT ZERO

7 LATAS AO DIA






COCA-COLA ZERO

9 LATAS AO DIA









PEPSI ZERO

21 LATAS AO DIA



Percebeu como realmente tudo é bom senso?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DESAFIO DO LIVRO!!!!


Num icentivo à leitura algumas amigas maravilhosas designaram outras a nos mostrarem o que veêm/leêm. A Ameixa, passou para a Neyma, que passou para mim...
E lá vou eu mostrar alguns dos meus livrinhos. Tenho certeza que qualquer pessoa "normal" não compraria ou leria esses livros, mas eu assimilei tanto a idéia de comidas saudáveis, prevenção de doenças e mesmo para passar a idéias à diante que adoro essa literatura. Alguns podem dizer que é coisa de maluco, mas pode apostar que tem muito que gostam e aprovam essa idéia.Nesse momento muitas pessoas me conhecem pela culinária light, logo postarei livros assim...
Olha aí meus livros:



esse último saiu tão pequenininho, mas aqui, ao vivo e à cores é o maioral, e tem cada foto deliciosa .
É isso aí... Será que alguém gostou dos meus livros?

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sorteio do Primeiro ano do Blog Qualidade de Vida

Nossa 1 ano de blog!
Vou aproveitar e contar para vocês como começou a minha estorinha de blog...
Tenho para tráz uma estrada de emagrecimento com sucesso. Digo com sucesso, pois emagreci 33 quilos e venho mantendo meu peso à 10 anos, UFA! Com essa meta de emagrecer, e, depois para manter-me ex-gorda, pois como dizia uma amiga: "__Você nunca será magra, e sim uma ex-gorda, que ao menor deslize engordará tudo de novo!"Então mudei totalmente meus hábitos alimentares, deixando-os muito saudáveis, virei uma adepta de exercícios físicos diários e parece que até minha linha de pensamento ficou mais saudável! As comidinhas que eu fazia em casa eram para minha manutenção de peso e meu marido tem colesterol, então os dois deveriam ter uma alimentação BOA!
Sempre eu inventava um prato e tal e coisa, e o Dantas falava para os pacientes me ligarem, ou pedia que eu escrevesse para que os pacientes pudessem fazer em suas casas. Receitas com baixo nível de gordura e light. Conclusão, quando descobri esse "negócio" de Blog, onde eu poderia postar à vontade, com fotos e ter o "contato" com muitas pessoas, me encantei e mandei brasa.
Faz um ano, e estou estremamente feliz, querendo compartilhar com vocês, que sempre entram, deixam recadinhos, comentários, ou, simplesmente passam por aqui!
Muito obrigada à todos por fazerem parte da minha vida!
Vamos ao sorteio para fechar o primeiro ano:

Preparando
os nomezinhos...








Misturando...






Tirando...



E a sorteada foi:






A Vaida!!!!!!
VIVA!!!!




Parabéns Vaida!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parcerias de saúde


Pesquisadores norte-americanos concluíram, recentemente, que uma ingestão reduzida de carboidratos, quando combinada com um regime que tem um alto conteúdo vegetal, pode ter um efeito significativamente protetor contra o risco para tipo de diabetes em mulheres (Am J Clin Nutr 2008;87:339-46). De acordo com os resultados do estudo, até mesmo níveis altos de gordura animal na dieta, quando combinados com uma ingestão reduzida de carboidrato, parecem não aumentar o risco sda condição.

Os estudiosos examinaram a associação entre regimes com redução de carboidrato e o risco de diabetes em 85 mil mulheres, que participaram do US Nurse's Health Study. Seus dados incluíram anos de seguimento. Eles acrescentaram uma nota de precaução à conclusão, relativa aos riscos associados a substituir grãos inteiros, fibras de cereal, frutas e legumes por gorduras total e saturada, que podem aumentar o risco de diabetes tipo 2.
Artigo retirado da Revista DIABETES (Revista da Sociedade Brasileira de Diabetes), volume 15-número 05- setembro 2008.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Planejamento Alimentar


Tenho uma trajetória contra o sobrepeso ou peso mesmo! Há 14 anos emagreci e me mantenho assim desde então. Essa estória do emagrecimento venho outra hora aqui para contar. Hoje é sobre planejamento alimentar. Nem sei se existe esse termo, mas o que quero dizer é que quem tem "problemas" com o peso deve se organizar. No início do dia eu já esquematizo o que vou comer até o dia terminar, dessa maneira não corro o risco de ser surpreendida por suspresas, como geladeira vazia, ou somente bolachas na despensa. Se bem que nunca as compro!Tento não aceitar pedacinhos de bolo (nem um tequinho), nem uma mordidela no pãozinho da minha filha, enfim, resisto o máximo que posso. Sei que é difícil mas temos que tentar e conseguir.

O beliscar durante a dieta é falta de disciplina alimentar. Quando pensamos e aceitamos fazer uma dieta para reorganizar o nosso peso para melhor temos amadurecimento para saber dizer não e disciplinar nossas refeições.

É comum ver mulheres que ao cozinharem, ficam experimentando de tudo, e assim acabam ingerindo quase que a quantidade necessária para um lanche só em "experimentar".

Tenho então três dicas para o planejamento:
1• Organizar suas refeições, tendo na geladeira, despensa, armarinho, todas as comidas necessárias para sua dieta. Organíze-se, se você trabalha fora, faça suas compras semanais bem pensadas. Se você tem a disponibilidade de comprar diariamente, acorde pela manhã e esquematize suas refeições e faça as compras necessárias.

2• Monitoramento de sua refeições. Pode não parecer, mas comemos muito mais do que imaginamos. Experimente anotar tudo, tudo mesmo que você comer ou "beliscar" durante todo um dia. Não vale roubar. E reveja no dia seguinte o que você comeu. É muito interessante, mas às vezes nem percebemos que colocamos "algo" na boca. ANOTE TUDO !

3• Distinguir Fome de Vontade de comer.
Por hoje é só!
beijo

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Trocas Inteligentes


Aqui em casa, já faz alguns anos, trocamos o arroz branco pelo arroz integral.
No começo foi um pouco estranho. Sabíamos que era melhor para a saúde e tal , mas sempre nos lembrávamos do bom arroz branco. O tempo foi passando e não é que nos acostumamos tanto com o integral que não gostamos mais do outro.É realmente questão de costume. Agora é sempre bom lembrar como o arroz integral é bom.
Quer saber porquê?
Ele é um grão intacto, ou seja, apenas sem a casca, sendo preservada a película e o germem, onde estão a maior parte dos nutrientes desse alimento.
Essa película é constituida por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumenta o período de saciedade. Contêm vit.B1, que é quase ausente nos alimentos refinados.
Alêm disso, o arroz intgral possue uma série de benefícios:
Reduz o risco de disfunções intestinis;
Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos;
Protege o sistema nervoso;
Participa do metabolismo de contração muscular;
É isento de glutem, pode ser consumido pelos celíacos;
Possui aproximadamente 1,5 gramas de fibras em 50 gramas, frente a 0,03 do arroz branco convencional.
Quer mais?
Troca também!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Moderação e Equilibrio


Continuando a última conversa, ninguém , pelo menos hoje em dia, pode argumentar ignorância nutrologicamente falando por não ter meios como saber do que, o que e sobre o que.

No sábado mesmo, fui ao supermercado, o que faço todos os dias, pois compro minha comida diariamente, ainda tenho esse tempo para mim e para minha família, encontrei nos caixas do supermercados Pão de Açucar o jornalzinho semanal.

O nome do jornalzinho é "Sabores da Semana" e o tema do artigo principal era : Moderação e Equilibrio.

No artigo falava:
" se o ritmo da vida não é tão saudável como aquele que gostaríamos de ter, sempre podemos trocar o prato. Afinal, o homem (ou será a mulher?) inventou o cardápio para que a gente pudesse escolher.
Os supermercados também.
Onde está escrito que a conveniência da comida rápida não pode ser traduzida como uma suculenta fruta ou uma salada maravilhosamente temperada? Ou mesmo o tão convidativo danduiche não possa ser feito com pão integral? A qualidade da nossa alimentação depende inevitavelmente da nossa escolha.E já não existem mais desculpas para não nos alimentarmos bem.
Equilibrio e moderação são as palavras-chave da boa alimentação. Não dieta e privação como muita gente pensa. Comer bem não é comer muito. É comer delicioso, o bem preparado, o nutritivo, o escolhido, mesclando sabedoria e prazer...Tirando o que sabemos-e sempre sabemos!- que é pura gulodice, normalmente nosso olhar se encanta com o que é bom para nós. Nosso corpo quer funcionar direito e , para isso, precisa dos nutrientes contidos nos alimentos. Faça pelo menos três refeições e dois lanchinhos mais saudáveis por dia, incluindo frutas, legumes e verduras. Coma feijão com arroz, reduza o sal, e beba água. Muita água. "

Olha aí! Informação todos nós temos, não podemos alegar ignorância.
Já disse e repito, nós mães somos EDUCADORAS e PROVEDORAS NUTROLÓGICAS de nossas famílias. Educando nossos filhos para saberem se alimentar corretamente e provedoras, colocando alimentos dentro de casa.
Lê daqui, olha uma revista dali...Informação é o que não falta hoje em dia! Vamos lá! Vamos colocar dentro de nossas casas alimentos bons para nossas famílias.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Querer bem.


Não sei se acordei meio as avessas hoje, mas estou questionando muitas coisas. Assistindo a um programa de culinária ,na TV, a apresentadora dizia toda hora, "..vamos caprichar..." ...Põe mais queijo, para toda sua família gostar...", "...aproveita o resto do frango e coloca também, afinal de contas quando é para agradar a família...". Para encurtar a conversa, ela estava fazendo uma lazanha com molho de 4 queijos, não bastando ser 1, 2, ou 3, mas eram 4 queijos, ela sugeriu que colocássemos um resto do frango que por ventura tivéssemos na geladeira e no final de tudo, sugeriu que fosse colocado o queijo parmesão ralado ao lado, CASO alguém sentisse a necessidade de um pouquinho mais de queijo.
À tarde em outro programa, a cena quase que se repetiu, dessa vez com um culinarista homem, que também insistia na "valorização" do "agrado" à família. Põe isso, põe aquilo, capricha mais...e assim por diante.Tudo em nome do agrado da família.
Desde quando colocar excessos de gorduras e milhares de calorias vazias é bom para a minha família???
Para a minha não!
Eu tenho plena noção do que eu compro e sirvo para meus familiares comerem.
É certo que bons hábitos alimentares adquirimos desde a infância. Como mãe, temos por obrigação de dar o que comer e orientar no que comer. Assim somos cuidadoras e educadoras dos nossos entes queridos. Sei que falar com adolescente é meio complicado, às vezes não escutam, mas dê o exemplo, faça-se de exemplo. Mais cedo ou mais tarde tenho certeza que imagens de vida surgiram na cabeça desse jovem. E abasteça sua casa de alimentos bons. Ensine-os a lerem os rótulos, para que assim visualizem o que estão ingerindo.
Hoje fui ao supermercado com minha filha e ela ficou super feliz ao constatar que determinada marca de iogurte tinha 4 X mais cálcio do que uma outra. Isso é conciência alimentar.Parece clichê falar, mas a semente já está plantada.
A mãe provedora e cuidadora tem por obrigação colocar dentro de suas casas alimentos de procedência e com qualidade nutricionais para seus filhos e marido.
Desabafei!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Cafézinho...


Um conselho que dou sempre para minhas filhas é para nunca recusarem um cafézinho amigável. Sempre por tráz deste gesto vem um bom papo, uma gostosa amizade, negócios e uma infinidade de coisas que podemos começar com um "simples" cafezinho.

Só o aroma do café já é suficiente para nos estimular. Alem de pesquisas mostrarem que 3 xícaras de café ao dia não faz mal nenhum à saúde, alem de reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres!!! Era o que eu precisava saber, agora posso tomar minhas xícaras de café sem medo ou remorso.

Para complementar esse começo de bate-papo de hoje,li na maravilhosa intenet esse texto "piada" leiam porque vale a pena:


A IMPORTÂNCIA DO CAFEZINHO Dois leões fugiram do Jardim Zoológico. Um se chamava BENSON e o outro HENDSON.


Na hora da fuga, cada um tomou um rumo diferente, para despistar os perseguidores. Um dos leões foi para as matas e o outro foi para o centro da cidade. Procuraram os leões por todo o lado, mas ninguém os encontrou. Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas. Voltou magro, faminto, alquebrado. Foi preciso pedir a um deputado que arranjasse uma vaga no Jardim Zoológico. Assim, o leão foi reconduzido a sua jaula. Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado. E voltou ao Jardim Zoológico gordo, sadio, vendendo saúde. Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega: Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com saúde? Eu, que fugi para para a mata, tive que voltar, porque quase não encontrava o que comer ... !!! O outro leão então explicou:Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública. Cada dia comia um funcionário e ninguém dava por falta dele.E por que voltaste então para cá? Tinham acabado os funcionários? Nada disso. Funcionário público é coisa que nunca se acaba. É que eu cometi um erro gravíssimo. Tinha comido o diretor geral, dois superintendentes, cinco adjuntos, três coordenadores, dez assessores, doze chefes de seção, quinze chefes de divisão, várias secretárias, dezenas de funcionários e ninguém deu por falta deles! Mas, no dia em que eu comi o cara que servia o cafezinho...Estraguei tudo!!! Me pegaram na hora ...

Boa semana à todos!


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Por que acabar com a barriga!


O abdômen avantajado se tornou o símbolo do que muitos cientistas e profissionais de saúde acreditam ser um dos males mais proeminentes do século 21: a síndrome metabólica, uma conjugação de problemas que, além da dura barriga de chope, engloba o colesterol alto, a hipertensão e o diabete. A gordura que estufa o ventre e se esconde entre órgãos como fígado e intestino é capaz de fazer naufragar o organismo. Chamada de visceral, é como se ela se depositasse no lugar errado.
Essa gordura está relacionada a uma série de doenças, como:
1. ELA CAUSA
DIABETE Diferentemente de muita gente barriguda até os magros podem ser barrigudos, lembre-se disso , as células que estocam gordura na região abdominal não costumam ser sedentárias. São mais ativas do que se imagina. Nessa região, elas vivem fabricando substâncias que destrambelham algumas funções do organismo. Além disso, sua gordura tem a capacidade de migrar e fixar moradia em locais como o fígado. Ali, está por trás de alterações que deixam essa glândula confusa, deflagrando uma produção excessiva de glicose. Para suprir a necessidade de insulina, o hormônio que bota todo esse açúcar para dentro das células, entra em cena o pâncreas, que enlouquece na tentativa de atender à enorme demanda. Mas essa gordura estocada no ventre também promove a liberação de muitos ácidos graxos livres, explica o endocrinologista Marcos Tambascia, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. E eles, por sua vez, impedem a ação correta da insulina, completa. Daí, como a substância não consegue cumprir sua missão, sobra açúcar e abrem-se as portas ao diabete tipo 2.

2. FAVORECE A HIPERTENSÃO O corpo que exibe uma barriga saliente fica refém de um verdadeiro efeito dominó. Para dar cabo de tanta glicose correndo pelas veias conseqüência número 1 da cintura larga , o organismo intensifica cada vez mais a produção de insulina, até não dar mais conta do recado. A elevação dos níveis desse hormônio acarreta um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que ordena uma maior contração dos vasos sangüíneos, explica Maria Teresa. Sem contar que os rins passam a reabsorver mais sódio. O resultado desse combinado: a pressão vai às alturas.

3. AUMENTA O RISCO DE INFARTO E DERRAME As células gordurosas localizadas na barriga produzem substâncias inflamatórias relacionadas a doenças cardiovasculares, afirma o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Nas pessoas com cintura farta, há geralmente gordura em demasia na circulação. Nesse cenário, predominam moléculas de LDL, o colesterol ruim. Elas podem se alojar na parede de um vaso, disparando um processo inflamatório. Em meio a essa reação, forma-se uma placa que fechará a assagem do sangue e essa é a origem dos infartos e derrames.

4. INFLUENCIA O ALZHEIMER A constatação é recente e, por isso, ainda não se sabe ao certo o mecanismo que conecta a gordura visceral à maior prevalência da doença que apaga a memória. Um estudo do Centro de Pesquisa Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, sugere que indivíduos com barriga e outro fator envolvido na síndrome metabólica correm um risco três vezes maior de desenvolver Alzheimer. O vilão pode ser um mal que é pura conseqüência do excesso de banha no abdômen, o diabete. O aumento dos níveis de glicose danifica os neurônios, justifica o neurologista Cícero Galli Coimbra, da Unifesp.

5. PREJUDICA O FÍGADO A gordura que está debaixo da parede abdominal pode passear entre os órgãos e, num belo dia, fixar residência no fígado. Ela consegue se depositar dentro das células dessa glândula, os hepatócitos, conta a médica Edna Strauss, da Universidade de São Paulo. Quando mais de 10% delas estão obesas, por assim dizer, instala-se a esteatose hepática, caracterizada por inflamações que, com o tempo, provocam a morte dos tais hepatócitos e podem até mesmo levar o fígado à falência.

6. CONTRIBUI PARA A DISFUNÇÃO ERÉTIL A notícia é de assustar qualquer homem, sobretudo os que têm mais de 40 anos e cultivam uma barriga saltada. A gordura visceral, associada a altos níveis de colesterol e triglicérides, patrocina a perda da ereção e do apetite sexual. Quem tem síndrome metabólica está mais sujeito às baixas de testosterona, alerta o médico Carlos Da Ros, da Sociedade Brasileira de Urologia. Não à toa. É que, nesse pessoal, os testículos passam a produzir uma menor quantidade do hormônio masculino, que é essencial à ereção.Antes de afetar o desempenho do homem durante a relação sexual, a queda dos níveis de testosterona rouba a sua própria libido. A síntese do hormônio tende a cair com a idade, mas nunca cessa por completo. Dosagens mínimas, porém, achatadas pela gordura da barriga, podem esfriar o apetite sexual.
7. ESTÁ LIGADA À DEPRESSÃO E isso vai além da insatisfação com o próprio corpo. As alterações na
pressão e nas taxas de açúcar que acompanham os barrigudos favorecem quadros depressivos. A bagunça armada no corpo e mesmo certas medidas para controlá-la interferem na atividade cerebral. Quando se mexem nos níveis de colesterol, pode-se prejudicar a síntese de neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar, exemplifica Alexandrina Meleiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Ou seja, tudo colabora para a tristeza sem fim.
8.PROVOCA DORES NAS COSTAS Aquela gordura extra acima da cintura modifica o centro de gravidade corporal, obrigando a coluna a se contorcer para não perder o equilíbrio. Assim, surgem as dores constantes, inclusive musculares. Sem contar que a pança pesa e todo quilo a mais, não importa onde esteja, sobrecarrega as costas. Isso pode ser um fator de risco para a hérnia de disco, diz o ortopedista Arnaldo José Hernandez, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, em São Paulo
9.DETONA OS JOELHOS A postura que o barrigudo quase que fatalmente adota para compensar o peso concentrado na barriga acaba com essas juntas. A pélvis, localizada na cintura, vive mal encaixada. Isso faz com que o joelho se desgaste ao trabalhar em dobro, descreve Arnaldo José Hernandez. Daí a predisposição para fraturas por estresse, que ocorrem quando realizamos movimentos errados com freqüência. De quebra, esse tipo de sobrecarga pode gerar uma inflamação nas articulações, a artrite, e desestabilizar uma peça fundamental para o joelho se mexer, o tendão que liga a patela, o seu osso, à tíbia, o osso da canela.

retirado da revista Saúde- agosto/2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dia do Combate ao colesterol!


Dia 8 de agosto é o dia nacional de combate ao colesterol.

Tenho certeza que todos sabem o que é , onde é encontrado e como é combatido.

Vai me enganar que não sabe???Hoje em dia somos informados a todo instante sobre saúde e qualidade de vida e sabemos o que nos faz mal.

Vai do livre arbítrio de cada um comer errado, não praticar atividades físicas e fumar.


Portanto é questão de consciência mesmo!

Você quer escolher seu futuro ou não?

Eu quero surfar...


Beijinhos

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Chá Verde


Esse chá é amargo, mas todo mundo só fala dele, inclusive minha mãe,sábia mulher e tudo o que ela fala mais cedo ou mais tarde está ai, Provado e comprovado! Ele é feito com as folhas da Camellia sinensis - a mesma erva que dá origem ao chá preto - o chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Além disso, quando utilizado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecção na garganta.O poder do chá verde está em sua composição. "Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador".
Então vamos tomá-lo.É recomendado tomar pequenas,como aquele copinho de café (50ml), 5 à 6 vezes ao dia.
Até mais...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Simples, mas podemos melhorar!




Uma vez, uma amiguinha minha, me disse que todo mundo é gênio em alguma coisa. Uns gênio para escrever, criar roupas, desenhar, construir, e por ai vai, milhares e milhões de gênios que devem existir por ai...A minha turma (minha família) diz que devo ser gênio de sanduiche, é claro que levei isso como um elogio. É claro que devo ser mais algum gênio que ainda não aflorou...Mas enquanto isso me dedico aos sanduiches.
Aquele simples sanduba pode virar uma iguaria desde que feito com capricho e esmero.
Dois pedaços de pão, 2 fatias de queijo, 2 de peito de peru, passadelas de requeijão e pulverizada de manjericão (isso nunca,mas nunca deve faltar para um gênio de sanduiche, e à propósito é um segredo culinário!!!).Esse sandubinha se

diferencia dos


demais pelas folhas de alface delicadamente

cortadas na espessura de um dedinho,
as rodelas de tomates quase que tranparentes, e a delicadeza ao pousar as fatias de frios.
Porções generosas de carinho

para com quem irá comê-lo e pronto!




É isso, tenho certeza se você comer do

meu sanduiche, que sempre é feito dessa maneira, você irá achá-lo muuuuuuuuuuuito mais gostoso que os outros.
Beijo

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Começando...

Quando entro no Google e teclo "comida" ou "saúde", aparece milhares de opções de alimentos, receitas, estilos de vida saudável, dietas revolucionárias, alimentos para isso, para aquilo, enfim tudo o que eu ou você quisermos fazer para melhorar nossas vidas com um simples click nós podemos fazê-lo. Incrível,não é mesmo?!
Agora com essa montanha de informações da internet nós temos que ter bom-senso para distinguir o que é bom do que não é.
Estamos carecas de saber o que é bom, é claro que sempre tem aquela pessoa que teima em fazer "aquela" dieta, ou em comer tal e tal ingredientes "revolucionário , ledo engano.
Chegou a hora de fazermos o que é mais natural nas nossas vidas, comer de tudo um pouco, com moderação, evitar o máximo, senão eliminar alimentos industrializados. Verduras, legumes e frutas de todos os tons e sabores. Cores à vontade!
Retornarmos à nossas casas, às nossas cozinhas e fazermos nossas comidas.É tão simples, muito mais do que imaginamos.
Mãos à obra!